14 de março de 2022
Home 9 Automação 9 Relógio de ponto eletrônico e cartográfico: quais as diferenças e aplicações?

Relógio de ponto eletrônico e cartográfico: quais as diferenças e aplicações?

relógio de ponto

Relógio de ponto eletrônico e cartográfico: quais as diferenças e aplicações?

Antes de tudo, ao considerarmos o avançado desenvolvimento tecnológico do mercado, podemos perceber o surgimento de diferentes dispositivos que otimizam melhor as atividades de uma empresa. E nesse quesito, podemos notar a importância da marcação de ponto entre funcionários, a fim de que a empresa consiga realizar o controle das entradas e saídas desses colaboradores de forma eficiente e prática.

No entanto, muita gente ainda tem dúvida a respeito dos dois tipos de modelos de ponto mais conhecidos: o ponto cartográfico e o ponto eletrônico. Tanto um, quanto o outro, possuem processos e vantagens distintas. Quer saber quais são? Então, confira esse conteúdo e tire todas as suas dúvidas.

O que é o Relógio de Ponto Cartográfico?

Podemos definir que o relógio de ponto cartográfico é aquele que tende a funcionar com a ajuda de um cartão de ponto. Ele também é conhecido como relógio de ponto manual. Em geral, esse cartão de ponto também precisa ser manual — o que é geralmente feito à base de papelão. Nesse tipo de cartão, os horários de ponto dos colaboradores da empresa são impressos, de acordo com o horário e período estabelecido pela empresa.

De forma geral, a escolha do período é realizada pelo próprio funcionário, exatamente no momento em que o colaborador for bater o seu ponto. De forma prática, essa ação pode ser realizada em três momentos diferentes:

  • Manhã (entrada e saída);
  • Tarde (entrada e saída);
  • Extra (entrada e saída).

Caso você não saiba, o período da manhã, geralmente, relaciona-se a dois momentos distintos: o primeiro é a chegada do colaborador até a sua empresa, e o segundo, é o seu período de almoço. Logo, a parte da tarde corresponde à volta do almoço, bem como o fim de suas atividades laborais.

Já o horário extraordinário relaciona-se às horas extras em que o colaborador tende a fazer na empresa, sendo registrado depois do seu horário previsto de serviço. Assim, ele irá fazer o registro novamente quando terminar seu exercício profissional dentro do horário extra.

No entanto, também devemos lembrar que, por lei, existe um período mínimo de uma hora entre a saída do funcionário para o seu almoço, e a volta para o momento da tarde.

Principais vantagens do Relógio de Ponto Cartográfico

Agora que você já sabe o conceito e as funcionalidades do Relógio de Ponto Cartográfico, vamos conhecer algumas vantagens desse recurso para as empresas:

  • O preço referente a um relógio de ponto cartográfico costuma ser bem mais em conta, se formos compará-lo com o relógio eletrônico. Se tratando de redução de custos, esse fator acaba sendo interessante para algumas empresas, especialmente aquelas de pequeno porte.
  • A instalação e uso do relógio cartográfico, costumam ser simples, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Porém, o tratamento de dados para fechamento da folha ponto, costuma ser mais trabalhosa para gestores e equipes de RH, em que será necessário conferir e contabilizar as horas trabalhadas manualmente em papel ou planilhas.

O que é o Relógio de Ponto Eletrônico (REP)?

Diferente do relógio de ponto cartográfico, ou manual, o ponto eletrônico é uma das formas mais seguras de fazer o registro de ponto dos colaboradores, uma vez que esse registro costuma ser realizado de maneira intransferível e única.

Ao contrário do relógio de ponto cartográfico, no eletrônico não há necessidade de nenhuma outra ação por parte do colaborador, a não ser somente o registro. Isso porque o sistema é altamente tecnológico e automatizado, informando ao funcionário o período em que ele está realizando o registro.

De forma prática, o o registro de ponto no REP é feito através de identificação biométrica por impressão digital ou reconhecimento facial, através do uso de um cartão PVC com tecnologia de proximidade (RFID ou SmartCard – também conhecido como chip) ou ainda com a digitação de senha via teclado. Os registros são armazenados na memória do equipamento e enviados de forma automática para o sistema de gestão de ponto. Sendo assim, não existe a necessidade da utilização de cartões e processos manuais, facilitando a vida do colaborador e da empresa.

Contudo, de acordo com informações divulgadas na portaria 1510/2009 do MTE, a cada registro de ponto, deve haver o documento impresso de comprovante para fins de acompanhamento do próprio colaborador, tendo todas as informações do registro feito.

Logo depois, este registro irá ser processado em um programa específico para realizar o tratamento de ponto, que será específico para esse fim. Assim, o software realiza todos os cálculos necessários, e caso seja possível, gera relatórios mais detalhados acerca do processo, com o objetivo do RH ter um acompanhamento mais detalhado sobre a situação.

Principais vantagens do Relógio de Ponto Eletrônico

Entendendo o conceito e a modernidade que o relógio de ponto eletrônico oferece, não fica difícil perceber suas principais vantagens para a empresa — em especial para os colaboradores. Vejamos abaixo:

  • Conforme visto, o relógio de ponto eletrônico já realiza o envio dos dados diretamente para um computador, por meio de um programa específico para esse processo. Com isso, os cálculos são gerados de forma orgânica e automática, fazendo com que essa função seja ainda mais otimizada pelo setor de Recursos Humanos;
  • Caso a biometria seja escolhida durante o uso do relógio de ponto eletrônico, percebemos que a possibilidade de burlar o sistema ou fraudá-lo torna-se praticamente nula. Essa tecnologia torna tudo muito prático, seguro e otimizado.

Qual dos dois escolher?

Em geral, devemos nos atentar à questão de que nem toda empresa tem a obrigação de possuir um relógio de ponto. Essa ação costuma ser indicada para negócios que possuem mais de 10 colaboradores. Assim, para quem precisa de um relógio de ponto, resta a dúvida de qual modelo escolher.

Se a sua empresa percebe a importância de aderir a novas ferramentas tecnológicas para otimizar processos e economizar tempo, organizando dados e tornando as atividades do RH mais fluídas, definitivamente o relógio de ponto eletrônico é uma excelente solução para isso. Afinal, toda empresa deseja facilidade, transparência, segurança e otimização de serviços.

Agora, se a sua empresa é pequena e com poucos colaboradores, e procura por uma solução mais em simples e econômica, o relógio de ponto cartográfico pode ser uma boa escolha.

Portanto, agora que você já sabe a diferença entre o relógio de ponto cartográfico e o relógio de ponto eletrônico, que tal conhecer as nossas soluções para essa função? Acesse agora mesmo o nosso site e confira os nossos produtos, ou se preferir, fale diretamente com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *