O controle de acesso a condomínios é uma das principais ferramentas para a segurança dos moradores. Mas os motivos para implementar essa estratégia de forma moderna e digital vão muito além da segurança.
Confira abaixo como o controle pode ser feito de forma funcional e quais os principais motivos para implementar essas ferramentas:
Motivos para implementar controle de acesso em condomínios
Um dos principais motivos para implementar um controle de acesso é garantir a segurança de quem vive e trabalha dentro dos condomínios. Com os índices de roubos e outros problemas sociais, é uma questão fundamental para proteger o patrimônio e a integridade física das pessoas.
Com soluções modernas que usam reconhecimento facial, cartões de acesso e o reconhecimento da digital, é quase impossível burlar esses sistemas de segurança, trazendo mais tranquilidade para os moradores e para os funcionários.
Outro motivo é que o controle de acesso inteligente permite mais agilidade no trabalho de colaboradores como o porteiro, que precisa realizar a verificação de quem deseja acessar o condomínio.
Ao contrário de antes, quando todas as verificações e liberações precisavam ser feitas de forma manual, agora o colaborador pode realizar tudo de forma segura de dentro de uma guarita ou central de controle sem a interação direta com as pessoas, também oferecendo segurança.
Isso permite controlar um grande fluxo de acessos de forma prática, sem a necessidade de deslocamento e verificações manuais a cada solicitação. Assim, é possível realizar as tarefas diárias com mais produtividade e sem a necessidade de vários colaboradores para realizar o controle.
Quando falamos sobre áreas específicas do condomínio, como depósitos ou estoques, o controle de acesso também garante que pessoas indevidas fiquem longe de materiais ou salas onde somente funcionários devem acessar.
Salões de festa, áreas de piscina e outros locais também podem ter o controle automatizado, garantindo não só segurança contra acidentes, como garantindo organização para acessos programados conforme reserva ou horários pré-determinados pelo condomínio.
Formas de implementar controle de acesso em condomínios
É possível implantar diferentes meios de controle de acesso em condomínios, seja para visitantes, moradores, em portarias, salas ou salões de festas, depósitos, e em acessos de garagem e estacionamento.
Existem várias soluções adaptáveis conforme a necessidade, tamanho e fluxo de pessoas do condomínio. Para portarias, as catracas são as mais usadas, funcionando como uma maneira de automatizar o acesso e garantir agilidade no controle do fluxo de pessoas.
Existem modelos com reconhecimento facial, com códigos de barras e cartões de acesso, sendo todas opções seguras e versáteis.
Enquanto o reconhecimento facial pode ser uma solução adequada para moradores e colaboradores do condomínio, os cartões de acesso são uma solução prática para visitantes e prestadores de serviço, incluindo opções com cofres coletores que agilizam a saída e o trabalho dos porteiros.
Para portas, existem opções modernas que utilizam digital, reconhecimento facial, cartão de acesso ou senha em um teclado, garantindo a segurança, organização e evita acesso indevido de pessoas não autorizadas.
Para os estacionamentos e garagens, há opções como o Totem Lumen, que permite o controle de acesso de visitantes e moradores através de acesso biométrico de digital e integração com a central do porteiro. Junto a essa solução, são usadas cancelas automatizadas que agilizam a entrada e saída, assim como o trabalho dos porteiros.
Para conhecer os modelos mais modernos e seguros do mercado, ter suporte de instalação e ainda realizar um orçamento de forma descomplicada, acesse o site da Sollus Tecnologia e fale com um consultor.
0 comentários