21 de novembro de 2022
Home 9 Automação 9 Entenda a importância do software no controle de acesso

Entenda a importância do software no controle de acesso

Entenda a importância do software no controle de acesso

Quando falamos em controle de acesso, muitas pessoas ainda relacionam o processo apenas ao equipamento, ou seja, que apenas uma catraca ou outro equipamento resolve o problema. Entretanto, o equipamento é apenas uma das partes envolvidas no processo, é a parte física, enquanto o software é responsável pela inteligência e controle. Continue a leitura e entenda a importância do software no controle de acesso!

O software é o que torna qualquer local mais seguro

Por meio do software é possível saber quem, quando e onde essa pessoa acessou. Com isso, o sistema permite o total controle do fluxo de pessoas, identificando acessos por horário, escalas de trabalho, níveis de acesso e também o ambiente.

É esse sistema que torna possível bloquear entradas e saídas, em locais e horários específicos. Assim, o software é compatível com o equipamento de acesso, por meio dos dados coletados nele.

O equipamento é o corpo, enquanto o software é o cérebro

Uma relação bem simples para compreendermos o que é o software e a sua importância para o controle de acesso é pensarmos no corpo humano. O corpo é uma estrutura física, que permite que os humanos realizem uma série de tarefas. Contudo, para andar, por exemplo, é preciso que o cérebro envie impulsos nervosos, algo que acontece muito rapidamente.

Com o sistema de controle de acesso é quase a mesma coisa. Enquanto o equipamento, que é a parte física, permite ou evita a entrada de pessoas por meio de senhas, biometria ou outros métodos, é o software o responsável pela inteligência do processo. Ou seja, o software concentra uma série de informações e é justamente por elas estarem salvas que o processo é seguro.

Funcionalidades do software no controle de acesso

O software é o responsável pela gestão dos processos envolvidos no controle de acesso. Ou seja, é possível que um porteiro gerencie estes acessos por meio do sistema em um computador ou app, permitindo gerenciar a entrada e saída dos condôminos ou colaboradores de uma empresa.

Em uma escola ou academia, por exemplo, é possível que a recepção libere ou não a catraca para um aluno, de acordo com as informações do software.

Além disso, no caso de visitantes, é possível autorizar o acesso e agendar o uso de espaços, como salas de reuniões, quadras esportivas, salão de festas, entre outros exemplos.

As soluções mais completas do mercado também oferecem a opção de personalizar de acordo com as demandas de cada espaço. Por meio de um aplicativo, também é possível emitir recados para todos os usuários. Ou seja, todos os moradores do prédio são notificados com recados gerais sobre assuntos de interesse comum.

Além de todas as funcionalidades, vale lembrar que apenas um software é capaz de promover a segurança completa do seu espaço. Afinal, muito além de controlar a entrada e saída de pessoas, também é possível ter acesso ao registro, o que permite gerenciar todas as pessoas que acessam um determinado espaço.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto e descobrir qual a melhor solução para seu condomínio ou empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

0 comentários

Artigos relacionados:

AutomaçãoeGestão de Acesso: