Sendo atualmente uma realidade na segurança privada e pública, o reconhecimento por meio de biometria facial é uma das atuais opções para as empresas no controle de ponto e e também no controle de acesso.
Essa tecnologia é altamente precisa, conseguindo identificar e verificar o usuário através de características únicas que possuem em seus rostos. Além da rapidez e segurança, diversas vantagens são adquiridas ao adotar esse meio para controlar o acesso as demais dependências de um local.
Neste artigo explicaremos quais são essas vantagens e porque adquirir um dispositivo com a possibilidade de reconhecimento facial para controlar o acesso de salas, portarias, recepções e ambientes restritos em geral.
A importância do controle de acesso por reconhecimento facial
Com os avanços tecnológicos constantes, o uso do reconhecimento facial já é algo presente em nosso cotidiano através de câmeras de segurança e até mesmo smartphones.
A tecnologia utilizada em terminais e leitores de acesso é bastante precisa, baseando-se nos pontos nodais para que uma identificação possa ser realizada. Dessa forma, é possível uma identificação rápida com apenas o posicionamento da face a uma curta distância diante do leitor.
Assim, se torna possível registrar a entrada e saída de pessoas em tempo real, em locais onde o acesso precisa ser controlado com informações do rosto e registro da pessoa, caso ela já tenha sido devidamente cadastrada.
Principalmente em uma empresa, a proteção dos patrimônios e colaboradores é algo muito importante, necessitando limitar acessos em certas áreas e controlar o registro de entradas, evitando incidentes como furtos e visitantes indevidos.
Conhecendo as vantagens
Dentre as vantagens do reconhecimento facial ao controlar acessos, podemos citar:
- Rapidez na análise
Como mencionamos anteriormente, a identificação por pontos nodais que são pontos únicos da face permite um reconhecimento rápido e preciso, necessitando de uma aproximação de uma curta distância para liberar o acesso. A tecnologia de reconhecimento pelos pontos do rosto permite reconhecer até mesmo quando uma pessoa realizou alterações como barba, mudanças no cabelo e até mesmo o uso de óculos. - Maior prevenção contra fraudes
Os rostos podem ser considerados dados biométricos pela alta quantidade de características únicas que possuem, até mesmo em irmãos gêmeos. Por conta disso, a possibilidade de fraudes com esse sistema é praticamente inexistente. Até mesmo procedimentos como cirurgia plástica e utilização de máscara facial fazem com que o sistema de reconhecimento consiga identificar corretamente cada pessoa. Esse é um dos pontos que faz com que o reconhecimento facial seja um dos meios mais seguros existentes para garantir segurança no controle de acesso a locais privados. - Não necessita de contato físico
Com os impactos da pandemia e do coronavírus, os cuidados para evitar contato físico em locais públicos e com a circulação de diversas pessoas foram redobrados. Grande parte dos dispositivos de controle de acesso possuem algum tipo de contato seja por senha ou biometria, porém nos dispositivos de reconhecimento facial isso não acontece, necessitando apenas as aproximação do rosto. - Possibilidade de integração
Atualmente esses dispositivos ainda apresentam a opção de integração com softwares de controle de acesso, sem necessitar da substituição de portas, cancelas e catracas para implementar esses recursos. Isso permite integrar dados de clientes ou colaboradores já registrados com o novo dispositivo de reconhecimento, facilitando ainda mais a instalação sem abrir mão das informações previamente cadastradas.
Por que investir nesse dispositivo?
Além de investimento, o planejamento de ações e processos para ampliar a segurança nas organizações requer grande estudo para aplicar estratégias efetivas, de modo a garantir a segurança de todos no local.
Com um meio de controlar o acesso por reconhecimento facial, se utiliza do melhor que a tecnologia tem para oferecer em segurança, existindo não só uma, mas diversas soluções com dispositivos como:
Terminais de acesso com leitores faciais
Podem ser instalados em sistemas de controle de abertura de portas em salas, ou ainda adaptados para auxiliar no upgrade de equipamentos para acrescentar a nova tecnologia de identificação.
Confira alguns modelos terminais e leitores de acesso facial:
Catracas de acesso com reconhecimento facial
São utilizadas para controle de entrada e saída de pessoas em portarias e recepções de prédios empresariais, condomínios, escolas, academias e hospitais. Existem modelos de catracas com leitor facial já inclusos de fábrica (nativos no equipamento), mas é possível também fazer um upgrade e acrescentar um leitor extra na catraca que você já possui, dependendo do modelo e marca compatíveis.
Confira alguns modelos de catracas de acesso com leitor facial:
A tecnologia é aliada na segurança
Após observarmos as principais vantagens e dispositivos de controle de acesso por reconhecimento facial podemos concluir que a tecnologia de reconhecimento é um grande auxílio para aprimorar a segurança.
Além da rapidez e praticidade, é possível evitar até mesmo problemas com o esquecimento de senhas e evitar totalmente o contato com os dispositivos, além de poder personalizar ou integrar os softwares de gestão de acordo com as particularidades da empresa.
Não só para o controle de acesso mas também para marcação de jornada de trabalho esses dispositivos podem ser utilizados, dispensando o uso de crachás ou credenciais de identificação.
Essas e outras soluções em controle de acesso são possíveis de serem encontradas na Sollus, onde possuímos as melhores soluções para aprimorar a segurança, não somente com dispositivos mas também com softwares, catracas e diversos outros produtos.
Visite o nosso site ou solicite o contato de um consultor especialista para conhecer a melhor forma para controlar acessos na sua organização.
0 comentários